Seu carrinho
Fechar Icon

O Jardim das Delícias

O Jardim das Delícias

Parece muita informação em um quadro só né? E é mesmo, mas essa viagem vale a pena!

O tríptico O Jardim das Delícias Terrenas foi pintado pelo artista holandês Hieronymous Bosch no final do século XV e está no museu do Prado.

O quadro mostra a criação do mundo, quando tem suas abas laterais fechadas.

Ao abri-lo, Bosch mostrou, à esquerda, o Paraíso, com Jesus, Adão e Eva. Na parte central do tríptico está o Jardim das Delícias Terrenas, propriamente, em que homens e animais se esbaldam em uma espécie de orgia hedonista. Olha aí embaixo:

É, mas depois eles pagam o preço por isso, porque na parte direita do tríptico está o inferno nos espreitando, com figuras surreais e tão assustadoras quanto fascinantes.

 

Este é um tipo de pintura comum da época, com uma mensagem moralizante. A idéia era que a família que o tivesse (pensa ter um Bosch em casa?)  se lembrasse sempre de como temos que nos comportar... porque as consequências vêm. De cima, de baixo ou do lado...

As pinturas de Bosch são caracterizadas por contarem várias histórias ao mesmo tempo. Se você prestar atenção, há várias ações acontecendo no quadro. E cada uma delas é retratada com uma riqueza de detalhes e simbolismos que fazem com que até hoje a obra renda interpretações as mais variadas.

Mas agora pula alguns séculos e vem comigo!

Das várias obras que esse quadro inspirou, vou compartilhar duas de artistas que adoro.

A primeira é um ballet da companhia de dança canadense Marie Chouinard, que tem um trabalho pra lá de autoral e bem arrojado. Espia!

O link pra página desse ballet está aqui.

Agora vamos pra fotografia!

O Tim Walker é um fotógrafo de moda que eu adoro. Suas fotos são sempre carregadas de onirismo e nos levam para lugares mágicos. Dá uma olhada:

Agora olha de onde veio a inspiração:

Outra foto do Tim Walker:

Achou a imagem ousada? Pois saiba que esta cena também está retratada no quadro, mas dessa vez vou deixar você brincar de Onde Está Wally!

Para ver mais desse ensaio clique aqui.

 

A coleção Jardim das Delícias do Ateliê EH

A coleção Jardim das Delícias do Ateliê foi inspirada nessa obra. Nosso desafio foi criar a mesma atmosfera delirante do quadro, mas com um jardim todo nosso: as flores que aparecem em nossas peças foram "inventadas" no jardim da nossa imaginação. Uma das peças que mais adoro é o Bracelete Setembro.

O design dele é arrojado, como a obra da Chouinard e do Walker.

O Colar Badu também mora no meu coração. Seu formato também é inusitado e ele fica bem legal com outros pingentes usados com ele.

 

Quer conhecer mais desta coleção? Vem aqui!

E, surprise!

Para as 10 primeiras compras com o cupom JD35 estamos oferecendo 35% de desconto. Corre lá!

Deixar comentário

Postagens Recentes
O Jardim das Delícias